Instalação e configuração do certificado de segurança ssl – https

Qual será a reação do seu visitante ao acessar o seu site e se deparar com a indicação de que o “site não é seguro”? Ele vai continuar ou vai desistir com medo de ser infectado por algum vírus?

Para que essa indicação indesejada não seja atribuída ao seu site, será preciso instalar o certificado de segurança ssl.

Nossa empresa realizou esse serviço no site da Constren Construcoes E Engenharia Ltda. Instalamos o certificado ssl Let’s Encrypt, que é gratuito e renovado automaticamente.

Com o certificado instalado, foi necessário configurar o site para redirecionar uma url digitada no navegador com o protocolo http para https e todas as urls dos arquivos (css, js, imagens) e páginas foram alteradas para o protocolo https. Sem realizar a alteração nos arquivos, o cadeado fica com uma exclamação indicado que existem arquivos que não foram atualizados.

O que é Certificado SSL e para o que serve?

O Certificado SSL é utilizado para proteger informações importantes dos usuários que navegam no seu website, impedindo que sejam interceptadas, capturadas ou visualizadas durante transferência dos dados até o servidor que hospeda a aplicação.

Essa proteção é criada a partir de uma chave de criptografia forte que embaralha as informações enviadas pelo usuário, de modo que seja impossível descobrir o conteúdo de dentro da chave e o único lugar que pode desembaralhar este conteúdo é o servidor onde está instalado o Certificado SSL.

Assim qualquer tentativa de capturar um pacote de dados se torna irrelevante, mesmo que alguém seja capaz de interceptar os dados, será impossível ler o conteúdo.

Fonte: SecNet