O uso do telefone celular se consolida como o principal meio para acessar a internet no Brasil. É o que mostra o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, divulgado em dezembro de 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2015, 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por meio do telefone celular, enquanto 70,1% dos domicílios o fizeram por meio do computador. Em 2014, o acesso à internet (80,4% dos domicílios) por meio do celular também foi predominante em relação ao uso do computador (76,6% dos domicílios).
Foi constatado em 2015 pela primeira vez uma redução em termos absolutos no número de domicílios que acessaram a internet por meio de computador, passando de 28,2 milhões de domicílios, em 2014, para 27,5 milhões, em 2015.
Em 2015, todas as regiões passaram a navegar na rede mais pelo celular. A Região Norte apresenta o maior percentual de domicílios que usam o telefone celular para acesso à internet (96,7%), seguida do Centro-Oeste (95,6%), do Nordeste (93,9%), do Sudeste (91,5%) e do Sul (88,2%).
Uso da internet
Em 2015, o percentual de pessoas que acessaram a internet alcançou 57,5% da população de 10 anos ou mais de idade, o que corresponde a 102,1 milhões de pessoas. O contingente formado pelos jovens de 18 ou 19 anos teve a maior proporção (82,9%). Em todos os grupos compreendidos na faixa de 10 a 49 anos de idade, o uso da internet ultrapassou 50%, mostra a pesquisa.
A utilização da internet mostrou relação direta com os anos de estudo, indicando proporções crescentes entre os mais escolarizados. O maior percentual de acesso à internet foi observado na população com 15 anos ou mais de estudo (92,3%).
Em 2015, a internet foi usada por 79,8% dos estudantes e 51,7% dos que não estudam. Alunos da rede privada (97,3%) acessaram mais internet do que os da rede pública (73,7%).
Pessoas que trabalham em educação, saúde e serviços sociais foram as que mais usaram internet: 87,1% contra quem trabalha no serviço agrícola, com 16,8%.
Quanto maior o rendimento, maior a utilização da internet: 92,1% das pessoas que ganham mais de 10 salários mínimos acessaram a internet contra 32,7% das pessoas sem rendimento ou que ganham até um quarto do salário mínimo.
Menos de 1% com internet discada. O IBGE constatou ainda que a coexistência dos dois tipos de banda larga é observado em 35,5% dessas residências. Por outro lado, já em franco desuso, aparece a conexão discada, presente em 0,8% dos lares com acesso à internet.

Conheça o E-Book Manual do Canva
💲 Aprenda a utlizar o Canva e tenha uma renda extra ao iniciar um serviço de criação de cartão de visital digital ou de mini site para a Bio do Instagram.
Ebook Manual do Canva
https://canvadicas.top/ft-manual-do-canva
Aprenda a utilizar esta fantástica ferramenta que vai te ajudar a criar designs incríveis.
Este ebook aborda desde a criação da conta até a criação de um cartão de visitas digital e interativo, um linktree, um post para o instagram e um Stories animado. E sempre em constante atualização.
Bônus
- Ebook – Como Fazer Post Carrossel no Canva
- Ebook – Edição de Vídeos no Canva

Minha jornada na tecnologia começou em 1997, com as primeiras linhas de HTML. De lá para cá, foram mais de duas décadas codificando, criando e resolvendo problemas. Tive o privilégio de participar da implantação da bilhetagem eletrônica em capitais brasileiras, um projeto tão marcante que hoje tenho a honra de liderá-lo como Gerente de TI na empresa que administra o sistema em Aracaju. Em paralelo, sigo empreendendo na Baruk Soft. Como recém-formado em Gestão da Tecnologia da Informação, meu foco é unir essa vasta experiência prática para estar à frente de projetos inovadores, construindo o futuro com a mesma paixão de um eterno programador.