Notificações Push: Como funciona e quando utilizar

Antes, uma explicação sobre a tecnologia Push,  permite o envio de mensagens para smartphones e computadores, baseado na Internet, onde a transação é iniciada pelo publicador, ou seja, o conteúdo é “empurrado” ao usuário mesmo sem a sua solicitação.

O que são Notificações Push?

São mensagens enviadas via Push Notification Service para um aplicativo mobile, e desde março de 2015, é possível receber direto no seu navegador (não em todos).

Mesmo que o usuário não esteja utilizando o aplicativo, ele receberá a Notificação Push, e são usadas para engajar os usuários de um determinado aplicativo ou site, mantendo-os sempre atualizados sobre novos conteúdos, tais como: promoções, nova mensagem ou novo produto.

Para exemplificar sua utilidade, podemos fazer um comparativo com a entrega de correspondência. Não precisamos ir todos os dias ao correio para consultar se existe uma nova correspondência,  o carteiro é quem vem até ao nosso encontro trazê-la. Agora imagine um usuário ter que sempre ficar acessando o seu aplicativo para verificar se existe algo novo. Dificilmente isso vai acontece, e ainda existe a possibilidade do seu aplicativo ser esquecido e até desinstalado.

Possibilidade de uso

Apenas algumas dicas, pois irá depender do seu público-alvo, do resultado que você deseja.

  • Novidades: avise aos seus usuários/visitantes da existência de um novo artigo que você considera importante. Não é aconselhável enviar várias notificações por dia aos usuários, isso pode irritá-los.
  • E-Commerce: enviar um cupom de desconto para o usuário que abandonou o carrinho de compras.
  • Lembretes: quando estiver se aproximando a data da realização de um evento, lembre-os.
  • Atualizações em geral: comunicar ao eleitores que ocorrerá uma importante votação, um novo item no cardápio, uma promoção no final de semana ou que a pizza solicitada já está pronta para entrega.

Fique à vontade para entrar em contato conosco para o auxiliarmos nas melhores estratégias tecnológicas para Push Notification. Contamos com um aplicativo com esse recurso e também podemos instalar essa funcionalidade no seu site.