7 motivos por que trabalhamos com o WordPress na criação de sites

7 motivos por que trabalhamos com o WordPress na criação de sites

  • Post Category:WordPress

WordPress é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet (do inglês: Content Management System – CMS), baseado em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de páginas eletrônicas (sites) e blogs online.

Um CMS é uma aplicação para a internet que permite que donos de sites, editores e autores gerenciem seus sites e publiquem conteúdo sem precisar de conhecimentos em programação.

A popularização deste sistema é devido, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), facilidade de uso e, a versatilidade. Também é possível desenvolver sites de tipo comércio eletrônico, revistas, portfólio, gerenciador de projeto, agregador de eventos e, outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.

Confira os motivos

1) O cliente possui total controle

Após a finalização da criação do site, o cliente terá acesso a área administrativa, na qual poderá publicar imagens, alterar textos das páginas, realizar modificações no layout, criar publicações caso tenha a seção de notícias no site.

Apenas caso o cliente não queira cuidar da administração do site, terá que contratar alguém para realizar essa tarefa, de manter o site sempre atualizado, tanto no que se refere ao conteúdo quanto aos recursos internos do gerenciador de conteúdo.

2) Liberdade na escolha da hospedagem

O cliente tem a opção de hospedar o site conosco ou de contratar o serviço da sua preferência. Entregaremos o site instalado, e com os recursos necessários para otimizar o desempenho e de melhorar a segurança.

3) Flexibilidade

É possível estender as funcionalidades do site com a instalação de plugins para editar as páginas visualmente, para criar um ecommerce, um portal de notícias, e o que mais você imaginar é quase certeza que possa ser criado com a utilização de plugins ou programando novos recursos utilizando o PHP.

4) Confiabilidade

Sites de grandes nomes como Veja, The Walt Disney Company, Sony Music, e USP usam o WordPress.

O WordPress é utilizado em 35% dos sites existentes na internet. E em comparação com sites que foram criados utilizando um CMS, representa 62% dos sites. Se a plataforma não fosse confiável, não seria tão usada.

5) Segurança

A maioria das vezes que um site feito com WordPress é invadido a culpa não é do WordPress, mas sim de alguma falha boba que poderia ter sido evitada durante a sua construção ou manutenção. Ações devem ser tomadas para aumentar a segurança do seu site.

Mantendo a versão do seu WordPress atualizada, o tema e os plugins, também combaterá erros e potenciais ameaças de segurança.

6) Otimizado para velocidade

Que a velocidade de carregamento de site é crucial para o sucesso de um projeto online todo mundo sabe. Inclusive o WordPress, então ele tem ferramentas específicas e elementos que você pode aproveitar para acelerar o seu site.

47% dos usuários esperam que o site carregue em menos de 2 segundos. Enquanto 40% dos usuários desistem de sites que demorem mais de 3 segundos para carregar.

Os sites que entregamos já contam com técnicas e ferramentas para otimizar o desempenho e passamos para nossos clientes o que deve ser feito para manter um site leve.

7) REST API

Recurso que começou a ser incluído na versão 4.4 do WordPress, que permite a integração com aplicativos e outros sistemas. É possível obter a listagem das notícias a partir de um aplicativo, por exemplo.

Como não é preciso construir toda essa parte de APIs, o custo do desenvolvimento de um aplicativo fica menor.

De maneira simplificada, podemos dizer que as API são conjuntos de instruções e padrões de programação que servem para fornecer dados e informações relevantes de uma determinada aplicação.

Representational State Transfer, abreviado como REST, não é uma tecnologia, uma biblioteca, e nem tampouco uma arquitetura, mas sim um modelo a ser utilizado para se projetar arquiteturas de software distribuído, baseadas em comunicação via rede.

Fonte estatísticas da utilização do WordPress

Usage statistics and market share of WordPress
https://w3techs.com/technologies/details/cm-wordpress

CMS Usage Distribution in the Top 1 Million Sites
https://trends.builtwith.com/cms

Deixe uma resposta