Qual a importância do site na sua estratégia de Marketing Digital?

Qual a importância do site na sua estratégia de Marketing Digital?

Confira como você pode aumentar as vendas, o faturamento da sua empresa, incluindo o site na sua estratégia de Marketing Digital.

Mas o que é Marketing Digital?

Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Com um site você pode rastrear as ações que o visitantes realizam: compra de um produto, inclusão de um item no carrinho de compras, clique em um botão, acesso a determinada página. E outra importante ação, é a captura de leads.

Leads são oportunidades de negócio. São os contatos que, através de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações-chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial e nutri-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento de compras.

Inbound Marketing é sinônimo de marketing de atração. Ao criar uma estratégia de Inbound, seu objetivo é ser encontrado pelas pessoas.

No Inbound Marketing, as empresas procuram entender as dores e necessidades dos consumidores para, em seguida, estabelecer um canal de comunicação com essas pessoas, a fim de oferecer uma solução para os seus anseios e desejos.

Para rastrear os usuários será preciso instalar o Facebook Pixel e/ou o Google Tag Manager. A finalidade dos dois é exibir publicidadeRetargeting — para as pessoas que visitaram o seu site.

Retargeting — não confunda com Remarketing — são banners que aparecem para o usuário depois que ele visita algum site ou pratica determinada ação. Aqui, a ideia é fazer o seu anúncio ser lembrado pelas pessoas, retomando o engajamento com o seu funil de vendas.

Ao visitar um determinado site, por exemplo, possivelmente mais anúncios desse site aparecerão para você quando você visitar algum site que faça parte da rede de anunciantes.

Ao exibir publicidade em sites e nas redes sociais para as pessoas que demonstraram interesse no seu produto ou serviço, ao visitar o seu site, as chances que ela finalize a compra/serviço são maiores.

E para realizar a captura de leads, pode ser por meio de um simples formulário que solicita o email do usuário (inscrição na newsletter) para ele receber as novidades ou a criação de uma landing page (100% focadas em conversão) oferecendo uma isca digital — pode ser um ebook — que receberá ao informar os dados no formulário existente na página.

Mas para que você consiga rastrear os usuários que acessam o seu site ou obter o seu email, o seu site precisa ser encontrado.

Atualmente, a principal maneira de fazer as pessoas chegarem até você é criando conteúdo, ou seja, oferecendo informações relevantes, que solucionam problemas reais e são de amplo acesso. Essa estratégia é conhecida por Marketing de Conteúdo.

Os consumidores estão diariamente procurando soluções na internet, e, na maioria das vezes, essa procura começa em motores de busca.

O Marketing de Conteúdo tem como objetivo posicionar a sua marca no lugar e no momento certo da jornada de compra para oferecer as melhores soluções.

Portanto, Marketing de Conteúdo é o processo de publicar materiais e informações relevantes e valiosos, a fim de atrair, converter e encantar uma audiência.

O conteúdo pode ser disponibilizado em Blogs, Sites Institucionais e Redes Sociais.

O blog é a casa do Marketing de Conteúdo.

Isso porque ele é um canal exclusivamente seu de comunicação com o público, sem as interferências e distrações que outros canais como as redes sociais podem ter. Ou seja, você pode publicar o que quiser, como quiser, a hora que quiser.

Muitas empresas se contentam em ter um blog ou uma página em uma rede social. Tudo isso é muito importante, mas não dispensa a necessidade de um site institucional.

Primeiro porque aumenta a credibilidade do seu negócio. Afinal, quando as pessoas procurarem você, elas precisam ter a segurança de que a sua empresa é séria e confiável.

Segundo porque esse se torna mais um canal onde as pessoas podem te encontrar e que também é só seu e pode ajudar você a conquistar boas posições nos mecanismos de busca.

É também fundamental que as suas ações de Marketing direcionem as pessoas para um canal onde elas possam solicitar os seus produtos ou serviços e finalmente consumir de você, tirando as principais dúvidas delas. E esse canal é, sem sombra de dúvidas, o site institucional.

Voltando ao assunto da captura de leads, com essa ação você pode trabalhar o Email Marketing.

Email Marketing é o processo de enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de contatos obtidos por uma empresa na internet.

Ele pode ser utilizado como método de fortalecimento da sua marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.

O canal de mensagens direto com o usuário é uma ferramenta inigualável e pode trazer resultados muito efetivos. Inclusive, é possível segmentar suas listas seguindo diversos fatores, como taxa de abertura dos emails, respostas, downloads de um material, entre outros.

E o primeiro passo para uma boa estratégia de email marketing é construir sua lista de emails, ou seja, conquistar os contatos das pessoas que receberão seu conteúdo. Como fazer isso?

Passo 1: escolher um bom software para gerir as suas listas;
Passo 2: criar uma oferta incrível, como uma newsletter, desconto ou conteúdo rico;
Passo 3: inserir formulários de inscrição dentro do seu site ou blog;
Passo 4: desenvolver uma voz para a sua empresa e criar mensagens cativantes.

Outras estratégias e canais de Marketing Digital

Podcasts e posts em áudio

Conteúdos em áudio são uma tendência cada vez maior, principalmente com a popularização dos podcasts.

Eles permitem uma maior facilidade de consumo por parte do usuário, já que podem ser acessados, por exemplo, de um dispositivo móvel para ouvir enquanto está andando, dirigindo ou apenas longe de um computador.

Além disso, vale lembrar que o Áudio Marketing é uma das grandes apostas do futuro, principalmente por causa do surgimento de tecnologias de assistência virtual como a Alexa, da Amazon, e a Cortana, da Microsoft.

Ferramentas e apps

Aplicativos são extremamente interessantes para diversos nichos. Eles permitem uma maior interação entre o usuário e marcas, além de serem um espaço exclusivo da empresa.

Com eles, você pode incentivar o usuário a ficar mais tempo em contato com o seu domínio e aumentar o valor percebido pelo público.

Notificações Push

Um exemplo de ferramenta que pode ser definitiva para a melhora dos resultados do seu site são as notificações via push.

Basicamente, elas funcionam como pequenos alertas clicáveis que aparecem no dispositivo dos usuários inscritos, podendo conter CTAs (chamada para a ação) para blog posts, materiais ricos, landing pages e muitos outros.

Por funcionarem como um tipo de alerta, essas notificações garantem altos índices de conversão.

Nosso Serviço de Aplicativos

Aqui na Baruk Soft contamos com um serviço de aplicativo integrado ao seu site (criado com o CMS WordPress) , no qual você contrata por um valor mensal. Além do valor mensal, o outro valor cobrado é na contratação, para a customização do aplicativo com a sua identidade visual e layout.

Confira mais 5 motivos para você ter um site
https://baruksoft.com/porque-devo-ter-um-site-se-ja-tenho-perfil-nas-redes-sociais/

Solicite um orçamento do seu site e/ou aplicativo
https://baruksoft.com/solicitar-orcamento/

Fonte dessa publicação
O que é Marketing Digital? Entenda o conceito, como fazer e comece sua estratégia de Marketing Online
https://rockcontent.com/blog/marketing-digital/