Primeiro vamos entender o que é um aplicativo híbrido. São aplicativos móveis construídos de maneira alternativa a nativa. Enquanto os nativos são criados utilizando as linguagens indicadas para cada plataforma (Kotlin ou Java para Android, Swift para iOS), os híbridos são construídos, geralmente, utilizando HTML + CSS + JavaScript. O Flutter utiliza o a linguagem Dart.
Mas quem é esse tal de Flutter? É o SDK de aplicativos para dispositivos móveis do Google, para criar interfaces nativas de alta qualidade no iOS e Android em tempo recorde. O Flutter funciona com código existente, é usado por desenvolvedores e organizações em todo o mundo e é gratuito e de código aberto.
A primeira versão do Flutter era conhecido como “Sky” e rodava sobre o sistema operacional Android. Ele foi apresentado em 2015 em um evento sobre a linguagem Dart, com o objetivo de ser capaz de renderizar de forma consistente em 120 quadros por segundo. O Flutter como conhecemos hoje foi anunciado em 2017 na Google I/O.
Estamos acompanhando o desenvolvimento do Flutter desde julho de 2018 quando ainda estava na versão beta. A versão 1.0 só veio a ser lançada em dezembro de 2018 e estamos utilizando em nossos aplicativos desde julho desse ano.
Alguns aplicativos criados com o Flutter

O Flutter permite escrever um único código utilizando a linguagem de programação Dart, e ao gerar o aplicativo para a loja, será transformado em código nativo – compilação ahead of time (AOT). E o fato da sua interface (campos de texto, botões, cards) ser criada em tempo de execução utilizando a biblioteca de gráficos 2D de código aberto Skia, dispensa a utilização de uma “ponte” entre o código e os componentes nativos para criação das telas.

Ao escrever um único código, o ganho de produtividade para desenvolver e manter um aplicativo é enorme. Não precisamos mais nos preocupar com as particularidade de cada plataforma, ter que criar uma aplicativo para Android na linguagem Java/Kotlin e depois ter que criar as mesmas funções para IOS utilizando a linguagem Swift. E quando for preciso modificar algo, incluir uma nova funcionalidade, ter que fazer as alterações em dois códigos. Tudo isso leva tempo.
E com o objetivo de continuar oferecendo um serviço de qualidade, diminuir o tempo de entrega de um projeto e consequentemente a redução do custo desse serviço, foi que resolvemos adotar o Flutter para criar os nossos aplicativos.

Conheça o E-Book Manual do Canva
💲 Aprenda a utlizar o Canva e tenha uma renda extra ao iniciar um serviço de criação de cartão de visital digital ou de mini site para a Bio do Instagram.
Ebook Manual do Canva
https://canvadicas.top/ft-manual-do-canva
Aprenda a utilizar esta fantástica ferramenta que vai te ajudar a criar designs incríveis.
Este ebook aborda desde a criação da conta até a criação de um cartão de visitas digital e interativo, um linktree, um post para o instagram e um Stories animado. E sempre em constante atualização.
Bônus
- Ebook – Como Fazer Post Carrossel no Canva
- Ebook – Edição de Vídeos no Canva

Minha jornada na tecnologia começou em 1997, com as primeiras linhas de HTML. De lá para cá, foram mais de duas décadas codificando, criando e resolvendo problemas. Tive o privilégio de participar da implantação da bilhetagem eletrônica em capitais brasileiras, um projeto tão marcante que hoje tenho a honra de liderá-lo como Gerente de TI na empresa que administra o sistema em Aracaju. Em paralelo, sigo empreendendo na Baruk Soft. Como recém-formado em Gestão da Tecnologia da Informação, meu foco é unir essa vasta experiência prática para estar à frente de projetos inovadores, construindo o futuro com a mesma paixão de um eterno programador.